- Ano: 2017
-
Fotografias:Joe Fletcher
-
Fabricantes: AutoDesk, Blu Bathworks, Caesarstone, Flos, Quantum Windows & Doors, Rich Brilliant Willing
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no Mission District de São Francisco, um bairro conhecido por sua história e diversidade, a Casa Saint Harrison adiciona um contraponto moderno ao contexto urbano, criando um santuário isolado para uma jovem família. Baseando-se na tipologia da casa pátio, o projeto gira em torno de um jardim interior, que é o primeiro espaço que se experimenta ao entrar pela rua.
Concebida como uma casa em duas partes, as funções mais particulares da casa ocorrem na recém-construída estrutura de 2 pavimentos na parte traseira do lote, enquanto em frente ao pátio, um edifício frontal remodelado é usado para as funções sociais. Projetada para celebrar o amor dos proprietários por jardinagem e passar o tempo ao ar livre, o espaço do térreo se abre para o pátio com um conjunto de portas corrediças. Materialmente, o piso de concreto exposto no interior se estende para o jardim.
Mantendo uma pegada compacta, a nova casa tem uma cozinha aberta, sala de estar, lavabo e garagem no piso térreo, e 2 quartos e 1 banheiro no andar superior. Uma parede de armários embutidos oferece armazenamento e uma área de exposição sem invadir o espaço. Os quartos principais e o banheiro ficam no andar superior da casa, onde um forro de vigas expostas e pisos decorados dão calor e ritmo aos espaços. Um poço de luz traz ar fresco para o corredor, além de proporcionar um espaço ao ar livre para as crianças brincarem.
Do outro lado do pátio, encontra-se a estrutura existente no lote, um antigo edifício comercial de estilo italiano com um telhado borboleta. Originalmente construída em 1888 para ser um salão e lar do proprietário do bar, o edifício havia tido muitos usos ao longo dos anos, mas caiu em desuso no momento em que a propriedade foi comprada pelos atuais proprietários.
Querendo preservar o caráter histórico do espaço, a estrutura de madeira existente e as vigas do forro foram refinadas e expostas, enquanto as velhas janelas, pisos e acabamentos foram substituídos, criando maior sensação de continuidade com a nova residência. Mantendo-se com um toque sutil de tons naturais em madeira e superfícies brancas, a casa da frente foi projetada para ser um espaço social descontraído, onde o recreio das crianças e a tarde podem facilmente evoluir para um jantar à noite.
Uma casa de banho completa com uma sauna em cedro e banheira / chuveiro ao ar livre, incentivam o relaxamento e o espírito de banho compartilhado, enquanto um mural personalizado e pintado à mão por um pintor local anima o espaço. Baseando-se em pistas contextuais, a fachada principal da nova estrutura ecoa o tradicional tapume horizontal visto na casa da frente e em todo o bairro, oferecendo uma interpretação lúdica de escala e materialidade.
Enquanto a casa desfruta de seu jardim interior e caráter de claustro, um dos principais objetivos do projeto era devolver ao bairro através da criação de um espaço público verde ao longo da borda da rua. Para isso, grandes seções da calçada ao redor da casa foram removidas para criar grandes canteiros.